O CRESS-PE acompanhou nesta quarta-feira (6), no auditório Denis Bernardes, do CCSA-UFPE, a atividade Vidas Negras Importam?, uma iniciativa do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Práticas Coletivas (Gepcol) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gêneros, Ciências e Culturas (Hypatia), vinculados ao Departamento de Serviço Social da UFPE. A atividade foi em referência ao mês da consciência negra.
A conselheira Andressa Alves representou o CRESS-PE no evento. Em sua fala de saudação, ela destacou a iniciativa do debate e enfatizou a campanha de gestão do conjunto CFESS-CRESS, “Assistentes Sociais no combate ao Racismo”, destacando as ações desenvolvidas pelo CRESS neste triênio, que vem levando a discussão sobre a importância de uma atuação antirracista para o exercício profissional de assistentes sociais
Pela manhã, o debate foi sobre o “Pacote Anti-crime e seus impactos”, com a participação de Mônica Oliveira (Rede de Mulheres Negras), Edna Jatobá (Gajop) e Daniel Paixão (estudante de jornalismo e morador de Paulista).
A tarde, foi apresentada a campanha “Mulheres Negras pela Vida”, lançada pela Rede de Mulheres Negras e a Ong Fase. A campanha, que acontece em todas as regiões do estado tem como objetivo dialogar com a sociedade sobre as violências que atingem cotidianamente as mulheres negras, geradas pelo racismo estrutural e o machismo.
O evento terminou com a apresentação do espetáculo teatral Clamor Negro, com a artista Odailta Alves.