Foi realizado nos dias 1 e 2 de agosto, em Fortaleza, o II Seminário Nacional “O Trabalho do/a Assistente Social na Política de Assistência Social”, promovido pelo CFESS e CRESS-CE. O CRESS-PE esteve representado pela conselheira Priscilla Cordeiro e pelo conselheiro Carlos Roberto Marinho. Várias/os assistentes sociais de Pernambuco também participaram do evento.
Segundo o conselheiro Carlos Roberto Marinho, o seminário debateu todo o processo de inflexões impostas a Política de Assistência Social, que estão pondo em questão não só as bases legais e operacionais da Política em questão, mas a desconstrução do sistema de proteção social, presente na constituição federal de 1988.
“O evento teve ainda o papel estratégico de fomentar o debate, promover o alinhamento político e provocar diretrizes estratégicas de ação para os assistentes sociais no cotidiano profissional do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).”
Para a conselheira Priscilla Cordeiro, o seminário ocorreu em período de resistência ao desfinanciamento do SUAS e pautou a centralidade da organização das/os trabalhadoras/es e usuárias/os da assistência social para enfrentarmos o esvaziamento do SUAS, defendendo-o como uma política universal, não contributiva e dever do Estado.
“O seminário ratificou ainda o repúdio aos programas ‘Criança Feliz’ e ‘Futuro nas Mãos’, que desconstroem o acúmulo do Serviço Social no sentido de profissionalizar os serviços, ampliar benefícios e rejeitar a lógica de culpabilização dos indivíduos”, destacou.
COMBATE AO RACISMO
No Seminário, o CFESS fez a apresentação da Campanha de Gestão do Conjunto CFESS-CRESS 2017-2020 – “Assistentes Sociais contra o Racismo”.
A identidade visual da campanha traz um selo, que identificará todas as peças elaboradas para a ação, além de um hotsite exclusivo (www.servicosocialcontraracismo.com.br), vídeos virais, spots de rádio, bottons, banners. Além disso, outras ações relacionadas à campanha serão realizadas: a Agenda Assistente Social 2019 terá o tema da campanha; haverá a organização do 2º Seminário de Direitos Humanos (Salvador, 2019); a organização de exposição no 16º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS, 2019) com instalações/painéis a partir do material reunido no hotsite, dentre outras. Ainda, uma série de atividades está planejada em vários locais do Brasil em 20 de novembro de 2018 (Dia Nacional da Consciência Negra).
“Nosso chamado é para que cada assistente social partilhe, nas atividades da campanha, como tem realizado, nesse ambiente institucional, ações concretas de enfrentamento das manifestações de racismo que perpassam os atendimentos. Nós, assistentes sociais, somos sim necessários/as nas trincheiras do combate ao racismo. Temos muito a dizer sobre isso e, principalmente, temos muito a fazer por meio do nosso trabalho e militância”, destacou a presidenta do CFESS, Josiane Soares, no lançamento da campanha.
Leia Também:
Assistentes sociais fortalecem a defesa da política de assistência
Seminário debate o trabalho de assistentes sociais na política de assistência
Assistentes sociais no combate ao racismo!
Foto 1: Rafael Werkema – Comunicação CFESS