Assistentes sociais de espaços sócio-ocupacionais do Recife aproveitaram as comemorações do Dia do/a Assistente Social para divulgar entre profissionais, usuários/as e acompanhantes quais são as suas atribuições. Confira atividades realizadas no Hospital da Restauração e na Defesa Civil da cidade do Recife.
HOSPITAL DA RESTAURAÇÃO
O Serviço Social do HR, no âmbito das comemorações pelo dia do assistente social, realizou uma atividade interna que consistiu em visitar todos os setores onde atua para divulgar entre profissionais, pacientes e acompanhantes quais são suas atribuições. A atividade foi realizada no dia 15 de maio, no período da manhã e da tarde, para abranger toda a unidade, maior emergência em traumas da região.
Foram utilizados panfletos com informações sobre o que é o Serviço Social, o que faz e quais os compromissos que assume frente as demandas que se apresentam no cotidiano de atuação. A atividade contou com a participação de várias profissionais, sendo todas muito bem recebidas nos setores. Foi reforçada a importância do trabalho multidisciplinar para melhor atendimento das necessidades da população.
DEFESA CIVIL
A Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife – SEDEC reuniu no dia 15 de maio, no auditório do CAPP (Centro de Apoio ao Pequeno Produtor), localizado na avenida Norte, toda a equipe social das 6 (seis) regionais descentralizadas para participar de uma roda de diálogo em comemoração ao Dia do/a Assistente Social.
O evento foi iniciado com a fala do assistente social da PERPART (Pernambuco Participações e Investimentos), Celso Severo, com a abordagem histórica da ocupação no Recife, sua experiência frente a gerencia de regularização imobiliária e os demais aspectos sociais referentes à política habitacional.
Em seguida a analista de Defesa Civil – Assistente Social, Maria Afra, apresentou sua Monografia do Curso de Especialização em Gestão das Emergências e Desastres intitulada: A Prática do Serviço Social na Gestão dos Riscos das Emergências e Desastres na Defesa Civil do Recife. Depois, a Gerente Geral de Atenção Social da SEDEC, Keila Ferreira, trouxe o trabalho apresentado no I Congresso Brasileiro de Redução de Risco de Desastre: Desenvolvendo a Capacidade de Entender os Riscos como Estratégias para Redução de Riscos de Desastre: A Experiência de Recife.
O evento provocou importantes debates, trocas de experiência, reflexões coletivas e individuais sobre o Serviço Social na Defesa Civil e seus rebatimentos na prática desses profissionais frente à questão habitacional no Recife.