08/02/2024 às 09h27

(CRESS - 4ª Região/PE)

Edição Nº 599 - 08 de fevereiro de 2024

Editorial | 2024 é ano de fortalecimento das ações do CRESS-PE

A primeira reunião do Conselho do Pleno do CRESS-PE, realizada no dia 20 de janeiro, teve como principal ponto de pauta,  as ações de formação e articulação política para 2024. O planejamento das atividades para este ano que se inicia está focado no fortalecimento da interiorização da autarquia, nos processos de formação e na relação com a categoria.

"A gestão Quem elegeu o caminho, não recusa a travessia tem algumas prioridades para 2024, dentre elas estão: uma maior aproximação com a categoria a partir de espaços de formação e diálogo; ampliar as ações de interiorização, com o fortalecimento do projeto Andanças do CRESS-PE; além de potencializar as redes sociais para dialogar com as/os/es assistentes sociais. Também será um ano ímpar, de organização do 1º Seminário Nacional Anticapacitista, que vai acontecer aqui, no Recife, em 2025", afirmou Rizete Costa, presidenta do CRESS-PE.

Este deve ser um ano de intenso trabalho e, para isso, esperamos contar com a participação e presença das/os assistentes sociais de Pernambuco. Desejamos um ano de justiça social e prosperidade para todas e todos!

Desejamos também uma boa leitura deste primeiro boletim de 2024!

Card verde e branco. Na parte superior está a logomarca do CRESS-PE. Abaixo, está escrito "#notapública: Serviço Social, Saúde Mental e Redução de Danos: fortalecendo a luta antimanicomial, antiproibicionista, antipunitivista e antirracista"

"A Política de Redução de Danos (RD) foi implementada no Brasil, inicialmente, no final da década de 1980, ainda relacionada ao uso de drogas compartilhadas e sua relação com a transmissão HIV/AIDS. Aos poucos, avançamos na perspectiva de trabalhar a RD como “ações que visam à redução de danos sociais e à saúde, decorrentes do uso de produtos, substâncias ou drogas que causem dependência" (Portaria nº 1.028/2005), mesmo que as/os usuárias/os não pretendam ou não consigam interromper o consumo, num determinado tempo, mas que isso cause dano.  No ano 2006, foi aprovada lei nº 11.343, que instituiu o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD) que regia a política pública sobre drogas e estabelecia alguns princípios básicos da prevenção como: o não uso ou o retardamento do consumo de substâncias, ressaltando a autonomia e a responsabilidade individual, tendo como objetivo a redução de riscos". Leia a nota pública completa no site do  CRESS-PE. Saiba mais!

Participe das reuniões de Orientação Profissional e Entrega de DIP

O CRESS-PE, no uso de suas atribuições, retomou desde o ano passado as Reuniões de Orientação Profissional e Entrega de DIP para assistentes sociais do Recife e Região Metropolitana. A convocatória está disponível no site da autarquia, juntamente com a listagem de DIPs prontos. As próximas reuniões acontecerão nos dias 20 e 29 de fevereiro. Para participar, basta se inscrever no formulário disponível no site do CRESS-PE. Saiba mais!

Informações sobre a anuidade 2024

Os boletos da anuidade 2024 já estão disponíveis para pagamento e começaram a ser enviados no dia 04 de janeiro de 2024 para os e-mails das/os/es assistentes sociais com registro ativo.  Você também pode baixar o seu boleto no site de serviços do CRESS-PE. Saiba mais!

CRESS-PE foi eleito representante do Nordeste na Comissão Gestora do Fundo Nacional do Conjunto CFESS-CRESS

Card com fundo verde e uma fotografia das representações regionais dos CRESS eleitas para a Comissão Gestora do Fundo Nacional de Apoio aos CRESS e ao CFESS. Acima da imagem está escrito "Conjunto CFESS-CRESS" e abaixo, "CRESS-PE representa os CRESS do Nordeste em reunião do Fundo Nacional de Apoio aos CRESS e ao CFESS. Na parte inferior do card está a logomarca do CRESS-PE.

Nos dias 12 e 13 de janeiro, o CRESS-PE, representado pela sua presidenta Rizete Costa, participou da reunião da Comissão Gestora do Fundo Nacional de Apoio aos CRESS e ao CFESS. A autarquia pernambucana foi eleita no último encontro nacional como representante da região Nordeste nessa instância do Conjunto CFESS-CRESS. O Fundo Nacional de Apoio aos CRESS e ao CFESS se destina a situações excepcionais, de calamidade ou emergência, que tragam prejuízos ao cumprimento das ações precípuas. A Comissão é formada por representações do CRESS-PE, CRESS-RO, CRESS-MT, CRESS-ES e CRESS-SC. Saiba mais!

CRESS-PE tem assento no Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa do Recife

No dia 30 de janeiro, o CRESS-PE, representado por Juliane Lins, tomou posse no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (COMDIR). A solenidade de posse dos/as conselheiros/as para o biênio 2024-2026 contou com a participação de representantes das diversas instituições que compõe o COMDIR, entre elas, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/PEl), a Secretaria de Saúde do Recife (SESAU) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Saiba mais!