Fale no WhatsApp Voltar ao Topo

(CRESS - 4ª Região/PE)
Edição Nº 600 - 09 de abril de 2024

Editorial | Em abril, o CRESS-PE fortalece as ações de interiorização

A partir deste mês, o Andanças do CRESS-PE volta a percorrer as microrregiões do estado. E nesta edição, temos uma novidade: a oferta de um minicurso para assistentes sociais com registro ativo e estudantes de Serviço Social do interior. Intitulado "O Serviço Social e as Dimensões do Exercício no Cotidiano Profissional", a formação possui quatro módulos e contará com certificação emita pelo Conselho. Em cada microrregião, contemplaremos dezenas de profissionais e discentes.

Mas as ações de interiorização continuam também com as visitas regulares de orientação e fiscalização, realizadas pelo SOFI. Em março, foram realizadas incursões em Belo Jardim, Verdejantes, Parnamirim e Terra Nova. Isso sem falar, das visitas realizadas no Recife e na Região Metropolitana.

Nesta edição do boletim do CRESS-PE será possível relembrar as ações da autarquia no mês do março e, igualmente, ter acesso à conteúdos, como notas e notícias, do CFESS.

Desejamos, então, uma boa leitura!

Andanças do CRESS-PE é retomado em abril com minicurso para assistentes sociais do interior

Atenção, assistentes sociais do Sertão do São Francisco, o Andanças do CRESS-PE iniciará as atividades deste ano por Petrolina! Entre os dias 08 e 12 de abril, o Conselho estará na cidade levando serviços de orientação profissional, fiscalização e entrega de DIP. A partir desta edição temos uma novidade: além das atividades de orientação, fiscalização e atendimento do setor de registro, também será também ofertado, para  50 assistentes sociais com registro ativo no CRESS Pernambuco e/ou estudantes de Serviço Social devidamente matriculadas/os/es em instituição de ensino superior de Pernambuco, o minicurso "O Serviço Social e as Dimensões do Exercício no Cotidiano Profissional". Saiba mais no site do CRESS-PE e participe

No mês da mulher, CRESS-PE realizou palestra e oficina sobre gênero e raça

Entre os dias 15 e 16 de março, o CRESS-PE reuniu dezenas de profissionais e estudantes de Serviço Social para dialogar sobre relações de gênero, raça e saúde mental. As atividades se iniciaram na com uma palestra da professora da UFRJ e pesquisadora Rachel Gouveia Passos sobre a saúde mental das mulheres negras que tiveram suas vidas atingidas pela violência policial. No dia seguinte (16/03), foi realizada a oficina "Gênero, Violência e Cuidado". Os dois eventos integraram a programação do mês da mulher. Saiba mais!

SOFI visita municípios do Agreste e Sertão
Entre os dias 18 e 22 de março, o Setor de Orientação e Fiscalização do CRESS-PE realizou visitas ao Serviço Social de 12 serviços e equipamentos em municípios do Agreste e Sertão. O objetivo foi realizar orientações e fiscalizar as condições éticas e técnicas de atuação profissional. Saiba mais!

Comissão de Envelhecimento e Trabalho do CRESS-PE promoveu minicurso sobre Gerontologia Social Crítica

Entre os dias 26 e 27 de março, a Comissão de Trabalho e Envelhecimento (CTET) do CRESS-PE realizou o minicurso “A instrumentalidade do Serviço Social e a proposta da Gerontologia Social Crítica”. Conduzido pela Assistente Social, docente e pesquisadora Sálvea Campelo, com monitoria das também Assistentes Sociais e pesquisadoras Jonorete Benedito e Vanessa Paloma de Lima, o evento foi acompanhado por estudantes e profissionais do Serviço Social. O minicurso trouxe como temas: o envelhecimento humano na perspectiva da totalidade social, considerando questões emergentes a partir da transição demográfica brasileira e o debate no âmbito do Serviço Social; a velhice enquanto produção social na sociedade moderna e a necessária discussão alinhada aos estudos sobre a instrumentalidade do Serviço Social; a pesquisa sobre a tragédia do envelhecimento, vivenciada por grande parte da população que configura o segmento idoso, como expressão da questão social; e os mitos e preconceitos, bem como eufemismos e a pseudovalorização da velhice, tão presentes no cotidiano profissional. Saiba mais!

CRESS-PE participa de Fórum Interconselhos do Recife

Entre os dias 14 e 15 de março, o CRESS-PE participou do 1º Fórum Interconselhos do Recife. Na ocasião, a autarquia foi representada pela assistente social Juliane Lins, integrante da Comissão Temática de Envelhecimento e Trabalho (CTET) e Conselheira do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (COMDIR). O objetivo do evento foi promover uma formação das/os/es conselheiras/os/es, por meio de palestras e debates com temáticas relacionadas a atuação, financiamento, funcionamento e a importância dos Conselhos. Saiba mais!