Fale no WhatsApp Voltar ao Topo
Transparência e Prestação de Contas

Transparência e Prestação de Contas

Transparência e Prestação de Contas

Transparência e Prestação de Contas

X
Registro Profissional

Registro Profissional

Orientação e Fiscalização

Orientação e Fiscalização

Orientação e Fiscalização

Orientação e Fiscalização

X
Notas Técnicas e Legislações

Notas Técnicas e Legislações

Canais de Atendimento

Canais de Atendimento

Canais de Atendimento

Canais de Atendimento

X
Serviços Online

Serviços Online

Serviços Online

Serviços Online

X

Boletim CRESS-PE | Edição 600

09/04/2024 às 10h33

Boletim de Notícias do Conselho Regional de Serviço Social de Pernambuco 
(CRESS - 4ª Região/PE)
Edição Nº 600 - 09 de abril de 2024

Editorial | Em abril, o CRESS-PE fortalece as ações de interiorização

A partir deste mês, o Andanças do CRESS-PE volta a percorrer as microrregiões do estado. E nesta edição, temos uma novidade: a oferta de um minicurso para assistentes sociais com registro ativo e estudantes de Serviço Social do interior. Intitulado "O Serviço Social e as Dimensões do Exercício no Cotidiano Profissional", a formação possui quatro módulos e contará com certificação emita pelo Conselho. Em cada microrregião, contemplaremos dezenas de profissionais e discentes.  

Mas as ações de interiorização continuam também com as visitas regulares de orientação e fiscalização, realizadas pelo SOFI. Em março, foram realizadas incursões em Belo Jardim, Verdejantes, Parnamirim e Terra Nova. Isso sem falar, das visitas realizadas no Recife e na Região Metropolitana.

Nesta edição do boletim do CRESS-PE será possível relembrar as ações da autarquia no mês do março e, igualmente, ter acesso à conteúdos, como notas e notícias, do CFESS.

Desejamos, então, uma boa leitura!

Andanças do CRESS-PE é retomado em abril com minicurso para assistentes sociais do interior


Atenção, assistentes sociais do Sertão do São Francisco, o Andanças do CRESS-PE iniciará as atividades deste ano por Petrolina! Entre os dias 08 e 12 de abril, o Conselho estará na cidade levando serviços de orientação profissional, fiscalização e entrega de DIP. A partir desta edição temos uma novidade: além das atividades de orientação, fiscalização e atendimento do setor de registro, também será também ofertado, para  50 assistentes sociais com registro ativo no CRESS Pernambuco e/ou estudantes de Serviço Social devidamente matriculadas/os/es em instituição de ensino superior de Pernambuco, o minicurso "O Serviço Social e as Dimensões do Exercício no Cotidiano Profissional". Saiba mais no site do CRESS-PE e participe

No mês da mulher, CRESS-PE realizou palestra e oficina sobre gênero e raça

Entre os dias 15 e 16 de março, o CRESS-PE reuniu dezenas de profissionais e estudantes de Serviço Social para dialogar sobre relações de gênero, raça e saúde mental. As atividades se iniciaram na com uma palestra da professora da UFRJ e pesquisadora Rachel Gouveia Passos sobre a saúde mental das mulheres negras que tiveram suas vidas atingidas pela violência policial. No dia seguinte (16/03), foi realizada a oficina "Gênero, Violência e Cuidado". Os dois eventos integraram a programação do mês da mulher. Saiba mais!

SOFI visita municípios do Agreste e Sertão
Entre os dias 18 e 22 de março, o Setor de Orientação e Fiscalização do CRESS-PE realizou visitas ao Serviço Social de 12 serviços e equipamentos em municípios do Agreste e Sertão. O objetivo foi realizar orientações e fiscalizar as condições éticas e técnicas de atuação profissional. Saiba mais!

Comissão de Envelhecimento e Trabalho do CRESS-PE promoveu minicurso sobre Gerontologia Social Crítica

Entre os dias 26 e 27 de março, a Comissão de Trabalho e Envelhecimento (CTET) do CRESS-PE realizou o minicurso “A instrumentalidade do Serviço Social e a proposta da Gerontologia Social Crítica”. Conduzido pela Assistente Social, docente e pesquisadora Sálvea Campelo, com monitoria das também Assistentes Sociais e pesquisadoras Jonorete Benedito e Vanessa Paloma de Lima, o evento foi acompanhado por estudantes e profissionais do Serviço Social. O minicurso trouxe como temas: o envelhecimento humano na perspectiva da totalidade social, considerando questões emergentes a partir da transição demográfica brasileira e o debate no âmbito do Serviço Social; a velhice enquanto produção social na sociedade moderna e a necessária discussão alinhada aos estudos sobre a instrumentalidade do Serviço Social; a pesquisa sobre a tragédia do envelhecimento, vivenciada por grande parte da população que configura o segmento idoso, como expressão da questão social; e os mitos e preconceitos, bem como eufemismos e a pseudovalorização da velhice, tão presentes no cotidiano profissional. Saiba mais!

CRESS-PE participa de Fórum Interconselhos do Recife

Entre os dias 14 e 15 de março, o CRESS-PE participou do 1º Fórum Interconselhos do Recife. Na ocasião, a autarquia foi representada pela assistente social Juliane Lins, integrante da Comissão Temática de Envelhecimento e Trabalho (CTET) e Conselheira do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (COMDIR). O objetivo do evento foi promover uma formação das/os/es conselheiras/os/es, por meio de palestras e debates com temáticas relacionadas a atuação, financiamento, funcionamento e a importância dos Conselhos. Saiba mais!

Outras notícias do CRESS-PE

Notícias do CFESS

Expediente
CRESS-PE: gestão "Quem elegeu o caminho, não recusa a travessia" (2023-2026)

Diretoria
Presidenta: Rizete Serafim Costa
Vice-presidenta: Maria de Fátima de Oliveira Falcão
1º Secretário: Filipe Souza Coelho
2ª Secretaria: Kássia Cristina Uchoa
1º Tesoureiro: Delânio Horácio dos Santos
2ª Tesoureira: Carla Patrícia Ribeiro Caminha 

Conselho Fiscal
Joelma Letícia Cruz de Lima
Wanessa da Silva Pontes
Evelly Nathália Lira de Araújo

Suplentes
Vanessa Natália dos Santos
Rafaela Ribeiro Saraiva da Costa
Vilma Cristina Aleixo
Élida Maria Oliveira do Nascimento

Produção do Boletim: Comissão de Comunicação do CRESS-PE

Conselheiras integrantes da Comissão: Maria de Fátima de Oliveira Falcão, Kássia Cristina Uchôa, Élida Maria Oliveira do Nascimento e Rizete Serafim Costa

Assessora de Comunicação e Imprensa: Nataly Queiroz (Jornalista - DRT-PE Nº 3672)
E-mails: comunicacao@cresspe.org.br
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Utilizamos coockies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Leia mais

Perguntar Depois