Na quinta-feira passada (21), a Comissão Permanente de Ética e Direitos Humanos do Conselho Região de Serviço Social da 4ª Região (CRESS-PE) realizou a primeira reunião com as comissões de instrução dos processos éticos ativos nos CRESS na atual gestão. O encontro ampliado contou com a participação de conselheiras/os e dos/as membros/as das comissões de instrução. Na pauta estava a retomada do acompanhamento dos processos éticos em curso por parte das referidas comissões, instruções sobre as mudanças operacionais nesse período da pandemia para atender as medidas sanitárias dos órgãos públicos e resoluções do CFESS, assim como informes gerais. Atualmente, o CRESS-PE acompanha 11 processos éticos, os quais correm em sigilo.
“Realizamos essa reunião com o intuito de fortalecer o acompanhamento dos trabalhos no âmbito dos processos éticos ativos em nossa entidade, garantindo o direito de defesa e do contraditório das partes envolvidas. Trata-se de uma função precípua do CRESS. Na reunião, pudemos reforçar a importância dos dispositivos presentes no Código Processual de Ética para quem está iniciando nas comissões”, explica Evelyne Medeiros, conselheira e coordenadora da Comissão Permanente de Ética e Direitos Humanos do CRESS-PE.
A Comissão desenvolve suas atividades no sentido de reafirmar o projeto ético-político profissional, avaliando denúncias na perspectiva de recomposição dos direitos violados em relação à possível infração dos assistentes sociais aos princípios do Código de Ética Profissional. Para participar dessas reuniões e colaborar com os trabalhos da comissão, as/os profissionais precisam estar regularmente inscritos/as no CRESS-PE e em dia com suas obrigações. O e-mail para outras informações é: cresspe.eticaedh@gmail.com