
A reunião contou com a participação de profissionais do Serviço Social, conselheiras e funcionárias do CRESS-PE
Ontem (12) foi realizada a primeira reunião de 2021 da Comissão Sociojurídica do Conselho Regional de Serviço Social – 4ª Região (CRESS-PE). O encontro que aconteceu remotamente, por meio da plataforma Zoom, teve como pauta: o GT Funase, com destaque à participação de assistentes sociais em Comissão Disciplinar e outras pautas a serem levadas para reunião com a COFI; o recrutamento e seleção de voluntárias/os no MPPE; a organização do Seminário Estadual do Sociojurídico; a organização de cursos de capacitação; a escrita de artigo sobre trabalho remoto; e outros informes.
No ano passado, a Comissão Sociojurídica do CRESS-PE realizou seis encontros entre os meses de agosto a dezembro. Desses, cinco foram reuniões ampliadas e uma interna (somente para membros). No dia 10 de novembro, a comissão levou para o Youtube um debate virtual sobre o “Teletrabalho no Serviço Social no Sociojurídico: demandas e desafios no contexto da pandemia”. Na ocasião, estiveram presentes, como debatedoras, Fabiana Gomes (assistente social no Tribunal de Justiça de Pernambuco – TJPE) e Emily Marques (assistente social do Tribunal de Justiça do Espírito Santo e conselheira do CFESS). A mediação foi da assistente social do TJPE e conselheira do CRESS-PE, Mariana Hora.
De acordo com Mariana Hora, em 2021, a Comissão deverá ampliar seus trabalhos de articulação com o segmento e de produção de conhecimentos, respeitando os limites das medidas sanitárias de prevenção à COVID-19 em vigor. “Temos um planejamento que inclui além das reuniões mensais, realização de pesquisas, produção de artigos, organização de cursos de capacitação e um evento estadual com palestras. Estaremos nos esforçando para concretizar essas ações dentro das condições possíveis, possibilitando espaços para a integrar as/os profissionais que atuam nos espaços sócio-ocupacionais do campo sociojurídico em Pernambuco, promovendo intercâmbio de experiências e nivelamento de diretrizes de intervenção do Serviço Social, alinhadas com nosso projeto ético-político”, afirma.
As próximas reuniões da Comissão Sociojurídica estão previstas para os dias 09 de fevereiro e 09 de março. O e-mail para contato com a comissão é: comissaosociojuridicape@gmail.com