A conselheira do CRESS/PE, Rosângela Santos, participou no dia 19 de julho, da abertura da 9ª Conferência de Assistência Social do município de Ibimirim, sertão de Pernambuco. O tema deste ano, que define o II Plano Decenal da Assistência Social (2016-2026), é “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”. A conferência reuniu representantes do poder municipal, além de trabalhadores/as do SUAS, entidades e usuários/as.
Em sua fala, Rosângela fez uma reflexão do tema diante da conjuntura atual aproximando o debate dos/das usuários/as, reafirmando o papel da Assistência Social como política garantidora de direitos. Destacou a importância da participação dos/as trabalhadores/as do SUAS e da Rede, dos movimentos sociais e da sociedade civil, na construção de propostas mais aproximadas da realidade e das demandas locais.
A conselheira apontou também os impactos negativos advindos da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241/2016 (atualmente PEC 55/2016), que restringe os gastos públicos por vinte anos, bem como da PEC 287, que trata da Reforma da Previdência e de alterações na norma constitucional do Benefício de Prestação Continuada (BPC). E fez algumas ponderações com relação a categoria profissional e a relevância dos/as assistentes sociais nesses espaços de discussões para consolidação do SUAS na perspectivas dos direitos e seguranças socioassistenciais.
Fotos: Wenderson Emanoel Luan Almeida