No dia 19 de maio, o Conselho Regional de Serviço Social – 4ª Região (CRESS-PE) realizou uma roda de diálogo intitulada “Nós Mulheres Assistentes Sociais de Luta: o exercício profissional em questão”. A iniciativa, alusiva ao Dia da/o Assistente Social, adotou como mote o tema da campanha de 2022 do Conjunto CFESS-CRESS. A roda de diálogo aconteceu no Auditório Padre José Anchieta, no Bloco G1, da Universidade Católica de Pernambuco, a partir das 18h30.
O objetivo do evento foi promover um espaço de reflexão com profissionais e estudantes de Serviço Social acerca dos avanços e entraves do trabalho das mulheres no campo da assistência social, nos distintos espaços sócio-ocupacionais. Para tal, foram convidadas:
Renata Maia – Assistente Social da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife. Graduada em Serviço Social pela UFPE, Especialista em Direitos Humanos pela UNICAP. Mulher com deficiência, integrante da coordenação do Coletivo Seso Anticapacitista.
Teresa Vital – Mestra e Doutora em Serviço Social. Professora do curso de Serviço Social da UNICAP. Analista do Seguro Social. Ativista Negra.
Márcia Brito – Mulher negra, nordestina, Assistente Social do SUAS e Mestra em Serviço Social.
Priscilla Cordeiro – Trabalhadora do SUAS, doutoranda em Serviço Social pela UFPE e conselheira do CFESS da gestão “Melhor ir à luta com raça e classe”.
A mesa de abertura contou com a participação de André França (conselheiro-presidente do CRESS-PE), de Priscilla Cordeiro (representando o CFESS) e de Delânio Santos (coordenador do curso de Serviço Social da Unicap). A mediação da roda de diálogo foi conduzida por Nathalia Diorgenes, assistente social, Mestra em Serviço Social, Doutora em Psicologia, militante da Marcha Mundial de Mulheres e conselheira do CRESS-PE.
O evento foi aberto à participação de profissionais e estudantes.
Atualização: 09 de junho de 2022