O Conselho Regional de Serviço Social da 4ª Região (CRESS-PE) encaminhou nesta sexta-feira (22) ofício para a Secretaria de Saúde de Pernambuco solicitando que o Plano de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 em Pernambuco considere as/os assistentes sociais, atuantes em todos os serviços de saúde, assim como na política de assistência social, como grupos prioritários nos níveis municipal e estadual, respectivamente.
O documento destaca a categoria como grupo fundamental no enfrentamento à COVID-19, assim como para a manutenção da ordem pública, atuando junto a grupos de risco não apenas nos serviços de saúde, mas também nas unidades e serviços de assistência social nos municípios, onde atende a populações em situação de vulnerabilidade social.
Confira o ofício na íntegra:
Recife, 22 de janeiro de 2021.
Ao
Ilustríssimo Senhor ANDRÉ LONGO ARAÚJO DE MELO
Secretário de Saúde do Estado de Pernambuco
O Conselho Regional de Serviço Social de Pernambuco – CRESS 4ª Região, vem respeitosamente solicitar que o Plano de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 em Pernambuco considere as/os assistentes sociais, atuantes em todos os serviços de saúde, assim como na política de assistência social e nas demais políticas nas quais atuam, como grupos prioritários nos níveis municipal e estadual, respectivamente.
Vale ressaltar que consideramos de fundamental importância a garantia da transparência, organização e respeito aos grupos prioritários nos planos municipais e estaduais de vacinação com base nos critérios científicos, epidemiológicos e sociais, incorporando as demandas dos mais diversos segmentos de trabalhadores/as.
Enfatizamos que as/os assistentes sociais, no contexto da pandemia da Covid-19, mantiveram suas atividades profissionais nas redes de Saúde e de Assistência Social de Pernambuco, em conformidade com a Lei Federal nº 14.023, de 8 de julho de 2020, a qual os insere um rol de profissionais consideradas/os essenciais ao controle de doenças e à manutenção da ordem pública.
Desta forma a/o assistente social tem se configurado como profissional de fundamental importância no tocante às orientações à população e na disseminação de informações, por meio de fontes seguras, contribuindo para não propagar um clima de pânico em tempos tão desafiadores, estando diretamente expostas/os a agentes nocivos à saúde em todos os seus espaços sócio-ocupacionais.
Por fim, tal como o Conselho Federal de Serviço Social – CFESS, consideramos a garantia da vacinação para toda a população um dever ético. Por isso, reafirmamos a defesa do Sistema Único de Saúde – SUS, tendo em vista que o acesso universal, público e gratuito à vacinação hoje apresenta-se como meio fundamental de redução e controle do contágio pela doença e prevenção de novos óbitos.
Sem mais a tratar, renovamos nossos votos de estima e consideração.
Sem mais a tratar, renovamos nossos votos de estima e consideração.
Atenciosamente,
André França
Conselheiro Presidente
Conselho Regional de Serviço Social da 4ª Região (PE)