O Conselho Regional de Serviço Social de Pernambuco (CRESS – 4ª Região) promoveu na noite do dia 10 de agosto, a Assembleia Geral Ordinária, que definiu a representação da base de Pernambuco para o 46º Encontro Nacional do conjunto CFESS-CRESS, que ocorrerá no período de 7 a 10 de setembro, em Brasília/DF.
Antes da Assembleia, foi realizada a palestra da assistente social e professora, Tatiane Melo, que trouxe uma análise da conjuntura, falando especialmente sobre os rebatimentos que o Serviço Social está sofrendo no país nesse grave tempo de retração de direitos da classe trabalhadora.
CONJUNTURA DIFÍCIL
Tatiane Melo destacou em sua fala que as questões que estão acontecendo na conjuntura atual em relação a retirada de direitos vem tendo forte impacto no Serviço Social. “É muito pertinente quando se coloca a relação da profissão com a conjuntura atual de retrocesso. Há um impacto direto na profissão, tanto na nossa relação enquanto classe trabalhadora, quanto na prestação dos serviços para a população usuária.”
Segundo ela, esse bolo de reformas que vem passando após o recente golpe se apresenta com medidas de um governo fascista que vem tirando os direitos da população. “Quando olhamos para a situação do nosso país ficamos estarrecidos/as, porque o grau de desmobilização é tão grande que acontecem coisas muito parecidas com aquilo que acontecia na época da ditadura militar. E infelizmente não estamos conseguindo nos mobilizar para combater tudo isso.”
Para Tatiane, esses duros impactos na retração de direitos das políticas sociais vai impactar fortemente na nossa categoria, pois vai pedir de nós, assistentes sociais, práticas reiterativas ou controladoras. E se esse/a assistente social não possui boa formação ético-política, tende a meramente reproduzir, com visões de mundo moralistas. “A única certeza de tudo isso que ocorre no Brasil hoje é que a saída é a organização coletiva da categoria para combater tudo isso”.
DELEGAÇÃO DE PERNAMBUCO
Após a palestra foi realizada a Assembleia. A presidenta do CRESS/PE, Adiliane Batista, relatou as dificuldades financeiras que inviabilizam levar uma delegação maior de Pernambuco para o Encontro Nacional. Nesse sentido, está garantida a participação de 1 (uma) paridade para o evento, sendo definida a participação de Adiliane Batista (representante do CRESS) e o assistente social da base, Celso Severo.
Até 10 dias antes do encontro, dependendo das viabilidades financeiras, o Conselho poderá garantir a participação de mais uma paridade. A assistente social do INSS, Nathalia Teixeira foi escolhida como segunda representante da base, enquanto a representação do Conselho ainda será definida. Ficaram como suplentes da base, Jonatas Soares e Tatiane Melo.