A próxima live do Projeto de Extensão da UFPE: Serviço Social na Saúde no enfrentamento à Covid-19 em Pernambuco, vai trazer o debate sobre o tema Atuação do Serviço Social com Mulheres, População LGBT e População Negra – Violências e desafios no contexto da Pandemia da Covid-19. Será nesta quinta-feira (29 de outubro), a partir das 19h, no Canal do YouTube do Cress-PE.
O sistema capitalista impõe às classes subalternas a sistemática exploração de sua força de trabalho. Há, porém, segmentos populacionais que vivenciam cotidianamente interseções de opressões de classe, sexo-gênero e raça. As mulheres, a população LGBT e a população negra integram um espectro de segmentos sistematicamente aviltados/as em seus direitos humanos.
Para debater o tema, foram convidadas: Cristiane Valença (assistente social, sanitarista e especialista em Serviço Social, vinculada ao Espaço Trans – HC/UFPE e ao CTA/SAE da Prefeitura de Camaragibe. Membro da Comissão Raça, Gênero e Sexualidade do Cress-PE); Girlana Diniz (assistente social, especialista em Projetos Sociais e Políticas Públicas. Gerente de Igualdade Social do Recife) e Luciene Maria Santos (assistente social e Mestra em Serviço Social pela UFPE. Atua na área de Direitos Sexuais e Reprodutivos no município de Ipojuca e Coordena o Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa. Feminista). A mediação será de Delâine Melo (Professora do Departamento de Serviço Social da UFPE).
SOBRE O TEMA
O debate pretende destacar que mulheres, população LGBT e população negra são sujeitos que aparecem em muitas das expressões da questão social e usuários/as do Serviço Social na operacionalização de políticas, programas, serviços e benefícios sociais. Apesar de algumas conquistas e da existência de marcos legais garantidores de direitos, as violações de direitos desses sujeitos são graves.
No atual contexto de aprofundamento da pauperização e de adensamento da degradação humana, o desafio é seguir resistindo e com direção política clara em defesa da vida – alinhadas ao Projeto ético-político profissional e a um projeto societário emancipatório.
Fiquem ligadas/os!
A transmissão será no canal do YouTube do Cress-PE. Curta a página e ative o sininho para receber as notificações de transmissão.