Arte: Rafael Werkema (Comunicação CFESS)
O Conselho Regional de Serviço Social de Pernambuco (CRESS/PE – 4ª Região), entidade dotada de personalidade jurídica de direito público e que atua com o objetivo de disciplinar, fiscalizar e defender o exercício da profissão de assistente social no âmbito de jurisdição do Estado de Pernambuco, vem através dessa nota manifestar sua posição de extrema preocupação com a recente medida da Diretoria de Saúde do Trabalhador (Dirsat), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que dispensou, por meio de uma Portaria, os serviços desempenhados pelas/os Representantes Técnicos Regionais do Serviço Social e da Reabilitação Profissional.
O CRESS/PE é conhecedor do importante papel que tais profissionais desempenham no sentido de efetivação dos serviços prestados à população. Outro aspecto que nos preocupa nesta medida é a manutenção apenas da Representação da Pericia Média. Este ato nos soa arbitrário tendo em vista que os demais profissionais perdem sua referência e apoio no âmbito da superintendência no sentido do planejamento, execução e monitoramento das atividades desenvolvidas pelas áreas referidas.
Queremos assim, manifestar nossa indignação pelos rumos que vem tomando a gestão do INSS, que operacionaliza a política de previdência.