Andanças do CRESS-PE inicia as ações de 2024 pelo Sertão do São Francisco

15/04/2024 às 10h02

Na semana passada, o projeto Andanças do CRESS-PE realizou a sua primeira ação do ano. Entre os dias 08 e 12 de abril, o Setor de Orientação e Fiscalização e o de Registro estiveram no Sertão do São Francisco, realizando fiscalização, orientação de profissionais e entregas de DIP. Nesta edição, e a partir das demandas da categoria, foi incorporada à agenda de ações, o minicurso “O Serviço Social e as Dimensões do Exercício no Cotidiano Profissional".

Ao longo da semana, foram visitados: quatro CRAS, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Petrolina, o  CASEM, o CENIP, a CASE, Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes, o Hospital Neurocardio,  a Casa de Acolhimento Municipal de Petrolina, o Hospital Universitário da UNIVASF e o Centro Pop. Além disso, foram realizados mais de 30 atendimentos pelo setor de registro, além da entrega de 19 DIPs.

O minicurso teve duração de 12 horas, distribuídas em dois dias (09 e 10 de abril). Ao todo, foram quatro módulos: 1. Serviço Social e as garantias normativas e ética do exercício profissional coerente com os princípios da profissão; 2.  Serviço Social e a dimensão técnico-operativa da profissão; 3. Serviço Social e o processo de recomposição de direitos violados; 4.  Representação política da profissão.

“O curso foi importante para corroborar com a qualificação do exercício profissional de assistentes sociais na microrregião, atendendo a uma demanda de formação continuada na região e possibilitando uma maior aproximação da categoria ao CRESS”, explicou Joseilma Soares, agente fiscal do CRESS-PE.

A formação foi bem recebida pelas/os/es participantes. “Foram abordados temas relevantes que geraram importantes reflexões, as quais irão contribuir sobremaneira com o nosso fazer profissional. A facilitadora dialogou de forma didática questões específicas da nossa profissão. E, considerando a distância, é imprescindível o estreitamento dos laços entre assistentes sociais regularmente inscritos, estudante de Serviço Social e o Conselho, que foi tão bem representado nessa oportunidade. A aplicabilidade na prática, garante nosso interesse e renova a força necessária ao exercício profissional”, avaliou Telma Calado, assistente social participante do minicurso.

A opinião foi corroborada por outras/os/es participantes. “O minicurso ofertado pelo Cress/PE oportuniza aos profissionais revisitar os estudos realizados no percurso da formação, enfatizando a indissociabilidade entre teoria e prática. Aos estudantes, reafirma a importância do projeto ético-político no campo de estágio obrigatório, sendo este um dos componentes necessários no processo da formação, sobretudo,  possibilita a aproximação e o compromisso do conjunto CFESS/CRESS para apreender as demandas e desafios do cotidiano profissional”, destacou Maria Lúcia, Coordenadora do curso de Serviço Social da FACAPE.

Em breve, o CRESS-PE divulgará as novas agendas do Andanças em outras microrregiões. Acompanhe essas informações nos canais oficiais do conselho.