Fale no WhatsApp Voltar ao Topo
Transparência e Prestação de Contas

Transparência e Prestação de Contas

Transparência e Prestação de Contas

Transparência e Prestação de Contas

X
Registro Profissional

Registro Profissional

Orientação e Fiscalização

Orientação e Fiscalização

Orientação e Fiscalização

Orientação e Fiscalização

X
Notas Técnicas e Legislações

Notas Técnicas e Legislações

Canais de Atendimento

Canais de Atendimento

Canais de Atendimento

Canais de Atendimento

X
Serviços Online

Serviços Online

Serviços Online

Serviços Online

X

Comissão Temática de Envelhecimento e Trabalho promove minicurso. Saiba mais!

13/03/2024 às 12h00

Estão abertas, até o dia 18 de março, as inscrições para o minicurso “A instrumentalidade do Serviço Social e a proposta da Gerontologia Social Crítica”, que acontecerá nos dias 26 e 27 de março, das 8h às 17h, na sede do CRESS-PE, no Recife. A formação é organizada pela Comissão Temática de Envelhecimento e Trabalho  (CTET) do Conselho. Ao todo, serão destinadas 30 vagas para Assistentes Sociais e estudantes de Serviço Social. Haverá certificação de 16 horas e as inscrições devem ser realizadas no formulário: https://forms.gle/EDrMtVbGKySadXMX6 

O minicurso visa promover reflexão e diálogos sobre: o envelhecimento humano na perspectiva da totalidade social, considerando questões emergentes a partir da transição demográfica brasileira e o debate no âmbito do Serviço Social; a velhice enquanto produção social na sociedade moderna e a necessária discussão alinhada aos estudos sobre a instrumentalidade do Serviço Social; a pesquisa sobre a tragédia do envelhecimento, vivenciada por grande parte da população que configura o segmento idoso, como expressão da questão social; e os mitos e preconceitos, bem como eufemismos e a pseudovalorização da velhice, tão presentes no cotidiano profissional.

A formação será conduzida pela professora doutora Sálvea de Oliveira Campelo e Paiva (UPE), com participação também da doutora Jonorete de Carvalho Benedito e da assistente social Vanessa Paloma de Lima Silva.

Conheça as professoras do minicurso:

Salvea de Oliveira Campelo possui graduação em Serviço Social pela Universidade Católica de Pernambuco, mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-NESC) e Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é assistente social do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco, coordenando o Núcleo de Articulação e Atenção Integral à Saúde e Cidadania do Idoso (NAISCI-HUOC), campo de estágio curricular para estudantes da graduação em Serviço Social; e o Grupo de Estudos sobre o Envelhecimento Humano na Perspectiva da Totalidade Social (GEEHPTS), com o principal objetivo de afirmar a Gerontologia Social Crítica no Brasil.  autora do livro intitulado Envelhecimento, Saúde e Trabalho no tempo do Capital, publicado pela Cortez Editora, em 2014. Organizadora e autora da coletânea intitulada Assistentes Sociais e Residências Multiprofissionais em Saúde: atuação, pesquisa e contribuições, publicado pela Edupe, em 2020.

Jonorete de Carvalho é assistente social, doutora em Serviço Social pela Unesp/Câmpus Franca. Integra o Grupo de Estudos sobre o Envelhecimento Humano na Perspectiva da Totalidade Social do Huoc da UPE, e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Envelhecimento, Políticas Públicas e Sociedade da Unesp. Atua no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Maceió).

Vanessa Paloma de Lima Silva é Assistente social. Professora. Especialista em Psicopedagogia. Membro do Grupo de Estudos sobre o Envelhecimento Humano na Perspectiva da Totalidade Social (GEEPHTS). 

Os critérios de participação são: ser assistente social com registro ativo ou estar matriculada/o como estudante em curso de Serviço Social em instituição de ensino superior reconhecido pelo MEC; ter disponibilidade para compor, pelos menos, 3 dos 4 momentos presenciais; comprometer-se com a assiduidade e a pontualidade (não haverá tolerância para atrasos); participar e compor um dos 6 Grupos que se responsabilizarão pelos seminários sobre temáticos; e estar presente no dia do Seminário do seu Grupo.

Utilizamos coockies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Leia mais

Perguntar Depois