Fale no WhatsApp Voltar ao Topo
Transparência e Prestação de Contas

Transparência e Prestação de Contas

Transparência e Prestação de Contas

Transparência e Prestação de Contas

X
Registro Profissional

Registro Profissional

Orientação e Fiscalização

Orientação e Fiscalização

Orientação e Fiscalização

Orientação e Fiscalização

X
Notas Técnicas e Legislações

Notas Técnicas e Legislações

Canais de Atendimento

Canais de Atendimento

Canais de Atendimento

Canais de Atendimento

X
Serviços Online

Serviços Online

Serviços Online

Serviços Online

X

Confira as inscrições deferidas para o minicurso "A instrumentalidade do Serviço Social e a proposta de Gerontologia Social Crítica"

19/03/2024 às 21h47

O CRESS-PE divulga as inscrições deferidas para o minicurso “A instrumentalidade do Serviço Social e a proposta da Gerontologia Social Crítica”, que acontecerá nos dias 26 e 27 de março, das 8h às 17h, na sede do CRESS-PE, no Recife. A formação é organizada pela Comissão Temática de Envelhecimento e Trabalho  (CTET) do Conselho. Haverá certificação de 16 horas e a listagem se encontra ao final desta página. 

O minicurso visa promover reflexão e diálogos sobre: o envelhecimento humano na perspectiva da totalidade social, considerando questões emergentes a partir da transição demográfica brasileira e o debate no âmbito do Serviço Social; a velhice enquanto produção social na sociedade moderna e a necessária discussão alinhada aos estudos sobre a instrumentalidade do Serviço Social; a pesquisa sobre a tragédia do envelhecimento, vivenciada por grande parte da população que configura o segmento idoso, como expressão da questão social; e os mitos e preconceitos, bem como eufemismos e a pseudovalorização da velhice, tão presentes no cotidiano profissional.

A formação será conduzida pela professora doutora Sálvea de Oliveira Campelo e Paiva (UPE), com participação também da doutora Jonorete de Carvalho Benedito e da assistente social Vanessa Paloma de Lima Silva.

Conheça as professoras do minicurso:

Salvea de Oliveira Campelo possui graduação em Serviço Social pela Universidade Católica de Pernambuco, mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-NESC) e Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é assistente social do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco, coordenando o Núcleo de Articulação e Atenção Integral à Saúde e Cidadania do Idoso (NAISCI-HUOC), campo de estágio curricular para estudantes da graduação em Serviço Social; e o Grupo de Estudos sobre o Envelhecimento Humano na Perspectiva da Totalidade Social (GEEHPTS), com o principal objetivo de afirmar a Gerontologia Social Crítica no Brasil.  autora do livro intitulado Envelhecimento, Saúde e Trabalho no tempo do Capital, publicado pela Cortez Editora, em 2014. Organizadora e autora da coletânea intitulada Assistentes Sociais e Residências Multiprofissionais em Saúde: atuação, pesquisa e contribuições, publicado pela Edupe, em 2020.

Jonorete de Carvalho é assistente social, doutora em Serviço Social pela Unesp/Câmpus Franca. Integra o Grupo de Estudos sobre o Envelhecimento Humano na Perspectiva da Totalidade Social do Huoc da UPE, e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Envelhecimento, Políticas Públicas e Sociedade da Unesp. Atua no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Maceió).

Vanessa Paloma de Lima Silva é Assistente social. Professora. Especialista em Psicopedagogia. Membro do Grupo de Estudos sobre o Envelhecimento Humano na Perspectiva da Totalidade Social (GEEPHTS). 

Os critérios de participação do minicurso são: ser assistente social com registro ativo ou estar matriculada/o como estudante em curso de Serviço Social em instituição de ensino superior reconhecido pelo MEC; ter disponibilidade para compor, pelos menos, 3 dos 4 momentos presenciais; comprometer-se com a assiduidade e a pontualidade (não haverá tolerância para atrasos); participar e compor um dos 6 Grupos que se responsabilizarão pelos seminários sobre temáticos; e estar presente no dia do Seminário do seu Grupo.

Confira inscrições deferidas

Ahyana do Passo de Paula Gomes
Alexandre Batista Dos Santos
Andréa Maria Neves
Andreza de Andrade Briano
Camila Araújo dos Santos
Carlos Roberto Marinho da Costa II
Dayane Karoline Souza de Almeida Correa
Dulce Aurea Santana de Araújo
Elisangela Fernanda de Andrade silva
Erica Renata Ozório da Silva
Francicleide Cristina do Nascimento
Gioconda de Oliveira dos Santos Melo
Herica Tatiane de oliveira melo
Ingrid Suellen Almeida Antero da Silva
Jonas César de Souza Lima
José André de Lima Filho
Josefa conceição dos Santos Inácio de Melo
Joseilma de Assis Costa Soares
Juliana Ramos dos Santos Pedrosa
Jullyana Mendes Aliança
Lilia de Farias Monteiro Barbosa
Lucielle da Silva Farias
Lydia Vitória Firmino Pereira Ramos
Marcia Maria Rodrigues de Lima Cavalcanti
Maria Augusta Batista de Lucena
Maria das Graças Ferreira da Silva
Maria Joseane Sobral do Nascimento
Maria Viviane Oliveira da Silva
Patricia da Silva
Reneany Michele Teles Costa Santos
Sanny Martinho Cordeiro de Lima
Sherlley Domingos de Holanda Tenório
Thalia Chaves da Silva
Valdenize Reginalda dos Santos

Utilizamos coockies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Leia mais

Perguntar Depois