Foi realizado no dia 27 de abril, no auditório do Hospital Agamenon Magalhães, no Recife, o debate sobre “Serviço Social, Ética e Saúde”, que teve como palestrante Maurílio Matos, presidente do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), professor adjunto da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e assistente social da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias/RJ.
O evento teve a organização conjunta do CRESS/PE e Hospital Agamenon Magalhães e reuniu assistentes sociais que atuam na saúde de vários hospitais da cidade. Além disso participaram algumas das 24 assistentes sociais que recentemente tomaram posse no Hospital Agamenon Magalhães.
Foi uma oportunidade importante para discutir a atual política da saúde brasileira, enfatizando a atuação do/a profissional de Serviço Social como trabalhador/a da saúde .
Maurílio Matos abordou os fundamentos e os parâmetros da profissão, defendendo como estratégia para não ser esquecida. Também falou sobre o atendimento direto aos usuários; a mobilização, participação e controle social; a investigação, planejamento e gestão; e assessoria, qualificação e formação profissional. E enfatizou a importância da reforma sanitária para a consolidação da política de saúde no Brasil.
Segundo o presidente do CFESS, causa muita preocupação a “destruição” do SUS como política igualitária de saúde. “Pensar o SUS é pensar em garantir essa política a toda a população brasileira.
Também foi uma oportunidade para se destacar os 80 anos do Serviço Social no Brasil, trazendo um painel sobre a história da profissão e os desafios postos para o presente e o futuro.