A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE) realizou no dia 16 de maio uma Roda de Conversa com a temática “Serviço Social: 40 anos da ‘virada’ e a atual conjuntura”. O evento contou com a participação da presidenta do CRESS-PE, Adiliane Batista, e do diplomata e integrante do ministério das relações internacionais, Mozart Grisi.
Em sua fala, Adiliane Batista enfatizou que o Congresso da Virada representou um alcance nacional e inédito do protagonismo do Serviço Social, potencializado pelo trabalho coletivo. “A profissão deu visibilidade à ruptura com o conservadorismo e ao comprometimento com os interesses de seus usuários e expressou, assim, a direção social hegemônica na qual criticou-se a assepsia ideológica, se fortaleceu a vinculação ao movimentos populares e redimensionou-se as entidades da profissão”.
Para a presidenta do CRESS-PE, atualmente o grande desafio é avançar na direção desse projeto profissional, enfrentando essa conjuntura adversa de avanço conservador. “Para isso é necessário construir estratégias junto a organização da classe trabalhadora, fortalecendo ainda mais nossas entidades, buscando o horizonte de uma sociedade mais justa e igualitária”.
Foi um momento importante para debater os desafios para as/os assistentes sociais frente ao atual contexto. E um lembrete de que “O momento mais importante da ‘virada’ foi a compreensão, enquanto categoria, da dimensão política — a compreensão de que não é possível a neutralidade”.