Foi realizado nos dias 10 e 11 de setembro, na Sala de Vídeo da Biblioteca do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da UFPE, o ABEPSS Itinerante em Pernambuco, que teve a parceria do CRESS-PE. A atividade reuniu estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais e docentes que tiveram a oportunidade de participar dos dois dias de discussões.
Esse ano, o tema discutiu: “Os Fundamentos do Serviço Social: as atribuições e competências profissionais em debate”, tendo como facilitadora, Andréa Pacheco de Mesquita, coordenadora do ABEPSS Itinerante na Regional Nordeste e professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Andréa Pacheco trabalhou na oficina do ABEPSS Itinerante com os fundamentos do Serviço Social, discutindo as questões das atribuições e competências que estão colocadas hoje no debate profissional. “Sabemos que há um tensionamento muito grande entre as demandas que estão sendo colocadas hoje no mercado e as que estão colocadas nas nossas diretrizes curriculares. Hoje a perspectiva do mercado é formal um/a profissional de forma rápida e extremamente tecnificada em cima das políticas (LOAS, SUAS, SUS…), onde o profissional vai lá implementar essa política. Só que quando vemos a formação em serviço social, percebemos que é muito mais do que isso. É pensar os fundamentos dessa política, como ela se constitui no modo de sociabilidade capitalista”
A professora destacou também que a ideia da oficina foi trabalhar a partir das três dimensões: teórico-metodológica; técnico-operativa e ético-política. “Se conseguirmos articular essas três dimensões e perceber que não há essa separação, vamos fortalecer as diretrizes curriculares, uma conquista histórica e projeto de formação profissional que foi construído hegemonicamente dentro da categoria. Com isso pensamos nesse profissional crítico, ético e comprometido com a classe trabalhadora.”
A proposta das oficinas ABEPSS Itinerante trabalha com a metodologia da educação popular. “Não vim ministrar a oficina com aquela ideia de dar aula ou ensinar sobre as diretrizes, sobre questões sociais ou fundamentos da profissão. A ideia é construir coletivamente com o grupo e debater quais os desafios da formação profissional, como superar os tensionamentos postos pelo mercado. E o mais importante: nesse projeto trabalhamos em cada estado com a sua realidade.”
Segundo o conselheiro do CRESS-PE, Carlos Roberto Marinho Costa, a oficina ABEPSS intinerante foi um momento ímpar para as/os participantes. “A professora Andréa Pacheco tratou de refletir sobre o processo de formação profissional, com ênfase nas atribuições e competências profissionais com muita fluidez e criatividade, conseguindo envolver todos os participantes”. Segundo ainda o conselheiro, em todos os momentos foi prezado por uma metodologia participativa, inspirado na educação popular, com muitas trocas e construção de conhecimento.