Nesta quarta-feira (12), o CRESS-PE promoveu a roda de conversa Anticapacitismo no Serviço Social do Nordeste. A iniciativa mediada pela conselheira Mariana Hora, representante da região Nordeste no Grupo de Trabalho Anticapacitismo e Exercício Profissional de Assistentes Sociais com Deficiência do Conselho Federal de Serviço Social (Cfess), contou com a participação de assistentes sociais com deficiência, de profissionais do Serviço Social que atuam no campo com essa temática/população, além de conselheiras/os e funcionárias/os de Conselhos Regionais da região. O objetivo foi debater demandas e fazer propostas a serem encaminhadas ao GT do Cfess.
O evento virtual aconteceu via zoom e contou com intérpretes de libras-português, audiodescrição e legendas automáticas, recursos de acessibilidade comunicacional.
A roda de conversa iniciou com uma breve contextualização acerca da criação, composição e propósitos do GT Anticapacitismo. A metodologia de levantamento de propostas contou com a leitura coletiva e debate da minuta de Resolução sobre vedação de discriminação às pessoas com deficiência. Com sugestões para materiais e ações a serem produzidas pelo GT ou sob sua supervisão.
As/os participantes concordaram com a necessidade de revisão para nova publicação do Caderno 07 da série “Assistente Social no combate ao preconceito”, o qual trata da discriminação contra pessoa com deficiência. Também acataram a possibilidade de elaboração de uma cartilha/brochura especial sobre a língua brasileira de sinais (libras) em celebração aos 20 anos da Lei 10.436/2002.
As assistentes sociais com deficiência Fábia Halana (PB) e Renata Maia (PE), reforçaram a importância do diálogo do conjunto Cfess-Cress manter o diálogo com profissionais da categoria de base, em especial aquelas/es organizadas/os no Coletivo Serviço Social Anticapacitista, que terá uma reunião com o Cfess no próximo dia 27/01.
“A luta e resistência deve ser sempre coletiva, por isso como representante regional no GT Anticapacitismo, para mim é indispensável espaços de diálogo como esse para troca de informações e deliberações juntamente com quem está nos Conselhos e com colegas da base.” afirmou Mariana Hora.
A conselheira irá reorganizar a proposta de alterações no texto da Resolução em conformidade com o que foi debatido na reunião e encaminhar ao Cfess até a próxima segunda-feira (17). Além disso, continua disponível a receber mais sugestões de materiais e ações a serem produzidas pelo Cfess para encaminhá-las na próxima reunião do GT que está programada para os dias 11 e 12 de fevereiro.
E-mail para contato: mariana.hora@cresspe.org.br