O Conselho Regional de Serviço Social de Pernambuco (CRESS-PE) esteve presente através da participação da conselheira Wanessa Pontes e do conselheiro Ricardo Absalão, no I Seminário Regional Nordeste da Frente Contra a Privatização da Saúde, realizado na Universidade Federal de Pernambuco no período de 17 a 19 de agosto.
O seminário teve como tema “Organizar a Classe Trabalhadora em Tempos de Ofensiva do Setor Privado Sobre o SUS” e contou com a participação, em média, de 180 pessoas inscritas da região do Nordeste representado pelos Estados de AL, BA, CE, MA, PB, RN, PE e inclusive de SP, o evento demonstrou seu sucesso e importância. O CRESS contribuiu com apoio na área logística, de divulgação e teve participação na Comissão Organizadora. Outras entidades também contribuíram financeiramente como a APRUMA, DENEM, ANDES, CREFITO e o vereador Ivan Moraes.
Esse foi o primeiro evento regional da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde este ano, abrindo com chave de ouro uma série de Seminários Regionais, que estão para acontecer, objetivando substanciar e fortalecer o 8º Seminário Nacional, que ocorrerá entre os dias 23 a 25 de novembro em Porto Alegre/RS.
CONJUNTURA
O evento teve a participação de várias entidades na contribuição e participação do evento, na mesa de abertura estiveram presentes representante do CRESS-PE, Coletivo de Residentes, do Movimento Escambo Coletivo, do Movimento LGBT Comunista e a Associação de Usuários/as de Álcool e outras Drogas e Saúde Mental de Pernambuco.
O início foi marcado pela presença das professoras Maria Inês Bravo (UERJ/UFRJ) e Mariana Nogueira (Fiocruz/RJ) na mesa de análise de conjuntura. No sábado ocorreram as apresentações de trabalhos acadêmicos e as oficinas. No domingo foi realizado a plenária final onde foram realizadas propostas construídas durante o evento, tendo deliberações para se levar ao Seminário Nacional.
A Frente Pernambucana elaborou duas moções de repúdio contra o desmonte da Política de Álcool e outras Drogas. Estiveram presentes as entidades SINDPREV/AL, SINPRE/CE, HCUFPE, Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Ética | GEPE-UFPE (Alexandre Mustafá), Residentes, Movimento Comunitário do Recife, Associação de Anarquistas do Brasil, PCB, UJC, Conselho Municipal de Saúde do Recife.
Para Wanessa Pontes, coordenadora da Comissão de Saúde do CRESS-PE, esse importante espaço serve para o processo de resistência sobre o desmonte do SUS e contribuir para a formação de novos militantes para as lutas que se sucederam rumo ao avanço de uma saúde 100% pública, universal, estatal, de qualidade e que esteja a serviço da classe trabalhadora. “Reafirmamos com nossa participação as deliberações do conjunto CFESS-CRESS e nosso compromisso de luta com e pela classe trabalhadora.”
Leia Também: